AvernesDesde 1986 animamos uma casa diocesana de acolhimento e oração em Avernes, na Diocese de Pontoise, a 50 km al noroeste de Paris.

Avernes é uma pequena aldeia situada entre campos e bosques, numa zona marcadamente rural do Val d’Oise, frequentemente retratada pelos pintores impressionistas do princípio do séc. XX. As famílias que aqui vivem dedicam-se fundamentalmente à agricultura, tal como em todas as outras 35 aldeias da região.

Pela sua proximidade a Paris e Versailles, muitas pessoas e grupos, jovens ou adultos, destas Dioceses, para além das pertencentes à Diocese de Pontoise, procuram a Casa Diocesana de Avernes para dias de encontro, reflexão e oração. Da mesma maneira, a casa também acolhe grupos ecuménicos.

Para além do acolhimento e serviço aos grupos e pessoas individuais que chegam a esta casa, oferecemos-lhes a participação numa liturgia cuidada e na adoração eucarística, sempre presente nas nossas comunidades. Procuramos dar-lhes, também, por palavras e gestos, um testemunho simples da nossa vida consagrada, procurando criar o ambiente e condições para que possam fazer a experiência da presença e do amor incondicional de Deus.

Colaboramos ainda, na medida das nossas possibilidades, com as paróquias vizinhas através da participação no Conselho Pastoral, Catecumenado, animação de um grupo da Paróquia «Saint Jean Eudes» e a atenção às pessoas sós e de mais idade.